Modelos pedagógicos: Reggio Emilia

Este é um modelo pedagógico nascido em Itália, na cidade de Reggio Emilia, devido à necessidade da construção de uma escola para crianças pequenas, após a destruição  de todas as existentes durante a  segunda guerra mundial.

É um modelo que utiliza a linguagem da Arte para que a criança se possa expressar, demonstrar o que quer, o que sente, o que deseja.

As crianças nas escolas de Reggio comportam-se como protagonistas nos projectos desenvolvidos, ou seja, elas não são “actores” nos trabalhos desenvolvidos, mas sim autores.

As crianças são encorajadas a explorar o seu ambiente expressando-se através de todas as suas linguagens naturais, a tomarem  decisões e a fazerem as suas próprias escolhas, geralmente em cooperação com os seus colegas, sobre o trabalho a ser realizado, possibilitando o desenvolvimento da confiança das crianças.

O papel do professor/educador, é acima de tudo, o de ouvinte e observador, assim como tem também o papel criar oportunidades e experiências enriquecedoras.

Os pais também participam activamente na vida escolar dos filhos,funcionando a escola como uma espécie de continuação do que vivem em casa.
About these ads
Com as etiquetas , , , , , , ,

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 27 outros seguidores

%d bloggers like this: