Como escolher os brinquedos para as suas crianças

Quando compramos brinquedos raramente pensamos se estes se adequam à faixa etária e à criança para a qual se destinam. No entanto, devemos ter sempre em mente aquilo que procuramos efectivamente num brinquedo, isto é, se queremos um brinquedo mais pedagógico ou mais lúdico.

Quanto à segurança, uma das coisas que poderemos logo fazer antes de efectuar a compra é ler a caixa do brinquedo, ver onde foi fabricado, se tem manual de instruções e se este está escrito em português, o material de que é feito e a idade a que se destina. Também temos de pensar nas peças pequenas que eventualmente poderá ter, daí ser muito importante verificar a idade a que se destina. Há também a possibilidade de as peças terem pontas perigosas, assim como peças, que por muito maiores que possam ser, ou parecer,  podem desmontar-se facilmente o que poderá tornar-se perigoso.

É importante pensar na idade da criança, no material com que o brinquedo foi executado, as condições em que o brinquedo se encontra e as competências que queremos desenvolver com o mesmo. Sim, porque além da segurança da criança também devemos pensar que um brinquedo tem funcionalidades para além da simples brincadeira.

Um brinquedo pode ter componentes mais lúdicas e componentes mais pedagógicas. Por exemplo, é comum encontrar brinquedos musicais com versão em português e outra em inglês de modo a que a criança se inicie em palavras básicas numa outra língua que não a sua. Outro exemplo são os puzzles que são um excelente meio para fomentar o desenvolvimento do raciocínio lógico da criança. No entanto, a criança obviamente não pensa em nada disto quando está no seu momento de brincadeira, assim espera-se que seja o adulto a ter isso em conta no momento em que decide comprar o brinquedo.

Podemos então concluir que é importante ter em atenção dois factores importantes na escolha de um brinquedo, factores estes que não devem ser descurados. São eles a segurança e a funcionalidade.

Com as etiquetas , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: