Ouvir histórias

Durante a infância é muito importante ouvir contos, histórias, ouvir canções. Ouvir histórias faz com que a criança aprenda a estar sentada, concentrada, faz com que preste atenção ao que está a ouvir, que preste atenção às palavras, algumas novas, outras já conhecidas. A criança aprende também a articular as palavras, a reconhecer os sons, a imitar. No jardim de infância são várias as actividades que podem ser postas em prática para despertar o interesse da criança, como é o caso da técnica do avental. Uma estratégia para que a altura de ouvir a história não se torne monótona nem previsível. Pelo contrário, que crie expectativa e interesse.

O gosto pelos livros, pela leitura pode sem dúvida ser estimulado e desenvolvido na infância, já a partir da creche, do jardim de infância. Os livros são certamente dos melhores companheiros que uma criança pode ter, leva-a para mundos desconhecidos, para a fantasia, despertam o imaginário e a criatividade, estimulam o raciocínio e a linguagem. Por estes motivos, o jardim de infância é o “pontapé de saída” para que tudo isto possa acontecer.

Um educador é um actor importante na vida de uma criança, por isso cabe-lhe o importante papel de a orientar, de a cativar, de a envolver.

Com as etiquetas , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: